COVID-19: Restrições ao visitante, informações e medidas de segurança. Saiba mais

Em ação do Dezembro Laranja, Icon e parceiros conscientizaram a comunidade sobre o câncer de pele

Para marcar o mês de alerta sobre a conscientização e prevenção ao câncer de pele, o Instituto Conquistense de Oncologia (Icon) realizou, neste domingo (12), uma ação especial do Dezembro Laranja, com a parceria da Clínica Dermatológica Gabriela Botelho e do Senac.

A ação aconteceu no Centro de Treinamento Praia Conquista em domingo de sol (com temperatura média de 26 graus) e contou com atividades interativas e momento de orientações médicas para a comunidade sobre os cuidados com a pele. Os oncologistas do Icon Dr. Klécius Aguiar e Dra. Marta Quixadá e a dermatologista Dra. Gabriela Botelho coordenaram o bate-papo. Também foram distribuídos materiais informativos, brindes e lanches naturais. A comunidade ainda pôde desfrutar de serviços de limpeza de pele, com aplicação correta de protetor solar, oferecido pelo Senac.

A diretora administrativa do Icon Tayane Areas destacou a importância de o Instituto estar próximo da comunidade, levando informação com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de pele. “Essa ação faz parte de uma das principais campanhas de prevenção ao câncer no ano e nós, enquanto referência em oncologia no sudoeste baiano, sempre buscamos a conscientização da população sobre as formas de prevenir e detectar precocemente o câncer de pele e outros tipos de câncer”, enfatizou.

A oncologista Dra. Marta Quixadá alertou sobre a exposição exagerada ao sol (e sem proteção) como o principal fator de risco para o câncer de pele e destacou “outros fatores associados, como pele clara, olhos claros, os ruivos em especial, pessoas acima de 60 anos, além de fator genético associado ao melanoma”. É importante lembrar que pessoas que não se encaixam nessas características também devem se cuidar e crianças e adolescentes devem manter atenção especial com a exposição solar para evitar o desenvolvimento da doença na fase adulta.

A dermatologista Dra. Gabriela Botelho reforçou as principais formas de prevenção: “Principalmente a consulta periódica ao dermatologista e o uso do protetor solar. Assim como medidas fotoprotetoras: uso de roupas com fator de proteção, sombrinhas, chapéus, óculos e evitar exposição nos horários entre 10 e 15h, períodos com maior incidência de radiação ultravioleta B, a mais carcinogênica”.