Setembro Verde traz campanha de luta contra o câncer de intestino

destaque-icon-site-setembro-verdeAssim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, o Setembro Verde veio para mobilizar a sociedade sobre a prevenção do câncer. Neste mês, a abordagem é o câncer de intestino (ou câncer colorretal), um dos mais incidentes em todo o mundo. No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres e o terceiro entre os homens.

O câncer de intestino é tratável na maioria dos casos e pode ser curado, se detectado precocemente. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores seria a detecção e a remoção dos pólipos antes deles se tornarem malignos. Esse processo pode ser feito através do exame de colonoscopia e/ou cirurgia, com orientação de um coloproctologista.

O recomendado é que o rastreamento se inicie a partir dos 50 anos. Havendo histórico familiar, o acompanhamento médico deve começar 10 anos antes da data do diagnóstico do familiar/parente.

Os sintomas que merecem maior atenção incluem anemia de origem indeterminada, mudança no hábito intestinal (diarréia ou prisão de ventre), desconforto abdominal com gases ou cólicas, sangramento nas fezes, perda de peso sem razão aparente, náuseas, vômitos e sensação dolorida na região anal, com esforço ineficaz para evacuar.

O Setembro Verde chama a atenção para a prevenção da doença, através de exames de rastreamento e hábitos do dia a dia que contribuem para uma vida mais saudável e, consequentemente, com menos chance de ter câncer. A alimentação rica em fibras, a prática de atividade física regular, o consumo moderado ou o não consumo de bebidas alcoólicas e de carnes processadas ajudam na prevenção do câncer intestino.

Neste mês, em parceria com o Instituto do Aparelho Digestivo (IAD), realizaremos o 1º Simpósio de Oncologia que reunirá especialistas das áreas de gastroenterologia, proctologia e oncologia, além de estudantes universitários, para discutirem as atualizações do Câncer Colorretal. O evento será realizado no dia 30 de setembro, das 08h às 12h, no Hospital IBR e é restrito para a área médica. Mas será transmitido pela nossa fan page. Não deixe de acompanhar!