Infectologia: saiba mais sobre essa nova especialidade do ICON

Nesses 20 anos de trabalho e dedicação constantes, o Instituto Conquistense de Oncologia esteve sempre em busca de um Corpo Clínico cada vez mais completo e qualificado. Neste ano, a fim de ampliar a nossa equipe multiprofissional, passamos a oferecer também o atendimento de dois infectologistas, vindos de Salvador: Dr. Augusto Anibal e Dra. Michele Caires.

Dr. Augusto Anibal é graduado pela Universidade Federal do Estado da Bahia (UFBA), pós-graduando em Medicina Intensiva e professor em Clínica Médica na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Já Dra. Michele Caires é ​graduada pela Faculdade do Vale do Aço e atua em um centro de referência voltado para pacientes com HIV em Salvador.

Em entrevista ao nosso site, eles falaram sobre as principais indicações clínicas voltadas para a infectologia, além da vinda dessa nova especialidade no ICON. Acompanhe!

ICON: O que faz um médico infectologista?

Dr. Augusto Anibal: ​o infectologista atua no controle dos agravos infecciosos em que agentes bacterianos (vírus, fungos e parasitas) estão presentes. Ele é responsável também pelo controle das infecções relacionadas à assistência à saúde, conforme norma e portaria do Ministério da Saúde vinculados aos programas obrigatórios de qualidade na assistência ao usuário, em todos os serviços de saúde do país.

ICON: Quando devo procurar um infectologista?

Dr. Augusto Anibal: ​Deve-se procurar um infectologista em situações de agravos infecciosos, como diagnóstico de infeções urinárias, cardíacas, pneumonias, meningites, HIV, tuberculoses, hanseníase, infecções de pele, linfadenomegalias, osteomielite, infecções pós operatórias, doenças infecciosas associadas à imunossupressão, orientações vacinais, situações de exposição sexual desprotegidas, DST, violências sexuais, acidentes com objetos perfurocortantes, mordeduras de animais, entre outros.

ICON: Quais os sintomas comuns das doenças infecciosas?

Dra. Michele Caires: ​cansaço inexplicável, ínguas que não melhoram ou mesmo uma febre. Todos esses sintomas requerem atenção e investigação médica.

ICON: Como é realizado o tratamento dessas doenças?

Dra. Michele Caires: ​o ​tratamento das doenças infecciosas varia em cada caso. Por isso, é de extrema importância procurar um profissional de sua confiança para avaliar o seu tipo de patologia.

Tem mais alguma dúvida sobre a Infectologia e sua atuação? Deixe a sua pergunta nos comentários que nossos infectologistas irão lhe responder. E para agendar consultas, ligue no 77 2101-0303.