ICON e IAD reúnem especialistas no 1º Seminário de Oncologia

Fechamos o mês de prevenção do câncer de intestino com a realização do nosso simpósio, em parceria com o Instituto do Aparelho Digestivo (IAD), que reuniu diversos especialistas das áreas de Oncologia, Proctologia, Gastroenterologia, Cirurgia, Radiologia, Patologia e Radioterapia, além de estudantes universitários.

WhatsApp Image 2017-10-03 at 09.37.45 (1)

O oncologista Dr. Renato Marinho, que faz parte da equipe médica do ICON, abriu as discussões falando sobre o câncer colorretal e suas abordagens. O médico ressaltou a importância do evento do ponto de vista social e médico: “nosso intuito é preparar ainda mais os nossos profissionais para a busca da prevenção do câncer, orientando os pacientes para a mudança no estilo de vida (prevenção primária) e para o rastreamento (prevenção secundária). Além disso, este momento é para trocarmos informações e experiências com especialistas que lidam com o diagnóstico dessa doença“.

Foram ao todo 8 palestrantes, vindos de grandes centros de referência no Brasil, entre eles, o Dr. Cláudio Quadros, Cirurgião Oncológico do Hospital Aristides Maltez (SSA), que falou sobre as atualizações e inovações no tratamento do câncer colorretal. De acordo com o especialista, tudo o que foi apresentado e discutido no simpósio, é acessível e já vem sendo incorporando em Vitória da Conquista. “A cidade já conta com a medicina bastante avançada, em todos os aspectos. E tudo que trouxemos para este evento será em benefício final do paciente.

Foram abertas também algumas inscrições para que estudantes pudessem participar do evento. Na ocasião, conversamos com a residente em Hematologia Tieme, que tem buscado participar de eventos que contribuam ainda mais com sua formação: “gosto muito da oncologia e de tudo que envolve essa área. Acredito que este evento será de grande contribuição para mim, principalmente nessa fase de especialização que estou agora“.

Além de grandes especialistas na área da Oncologia, recebemos a Proctologista do IAD, Drª Joane Mascarenhas, o Radiologista Dr. Daniel Pedral, da Multimagem, o Radioterapeuta Dr. Evandro Sousa, do Hospital Português da Bahia e o patologista do Imagepat, Dr. Nathanael Pinheiro.

WhatsApp Image 2017-10-03 at 09.37.48 (1)

Agradecemos a todos os profissionais que aceitaram o nosso convite e enriqueceram ainda mais esse primeiro simpósio. Aos parceiros, Clínica IAD e Hospital IBR, e aos demais médicos que participaram. Temos a certeza que, juntos, continuaremos buscando melhorias e inovações em benefício dos pacientes e de toda a sociedade.

Mais um mês de prevenção começa! E nós estamos prontos para acolher essa luta que também é nossa.