Cirurgia Torácica no ICON: assistência multidisciplinar no tratamento do câncer

Nos seus 20 anos de dedicação e compromisso com a vida, o Instituto Conquistense de Oncologia (ICON) sempre teve à sua frente uma equipe multidisciplinar que, desde então, vem proporcionando um tratamento cada vez mais integrado ao paciente. A cirurgia torácica é uma área essencial no diagnóstico e tratamento de alguns tipos de câncer, por isso faz parte de nossas especialidades. Temos em nossa equipe o Dr. Rafael Sodré – Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica e Referência em Cirurgia Torácica em nossa região. Ele nos concedeu uma entrevista para explicar como atua no diagnóstico e tratamento do câncer.

De acordo com Dr. Rafael, o câncer de pulmão é a principal doença tratada pelo cirurgião torácico, mas existem outras disfunções na região do tórax (mediastino) que também podem necessitar de cirurgias, como é o caso de linfomas, câncer da tireoide, timomas, derrame pleural, entre outros.

Entre as opções cirúrgicas disponíveis na área médica atualmente, o especialista explica que opta pela menos invasiva, a laparoscopia ou cirurgia por vídeo, que tem como vantagens: menor risco de infecção, menos dor, menor incisão e recuperação mais rápida. Além disso, o cirurgião contou que já está se especializando na cirurgia robótica: “um grande avanço da medicina, também considerada minimamente invasiva, que em breve será oferecida aos nossos pacientes”.

Dr. Rafael também chama a atenção para o rastreamento do câncer de pulmão, ainda pouco conscientizado no Brasil. Ele explica que é possível detectar a doença em sua fase inicial, considerando seu principal grupo de risco: fumantes e ex-fumantes. Homens e mulheres a partir dos 55 anos que tenha histórico de tabagismo de pelo menos 30 anos/maço* devem ficar atentos e procurar um especialista para realizar uma tomografia de tórax, “geralmente é solicitada uma TC de baixa dosagem, que apresenta menor nível de radiação”.

Segundo o cirurgião, a aplicação desse método de estadiamento já tem dado resultados em países que o aderiram, diminuindo a mortalidade em até 50% entre homens e mulheres.

Além da Cirurgia Torácica e Oncológica, contamos com Geriatria, Infectologia, Reumatologia, Mastologia, Hematologia e Oncologia. Temos ao nosso lado profissionais dedicados, com ampla experiência e em constante atualização, que juntos formam uma equipe cada vez mais íntegra e focada no bem-estar e qualidade de vida de cada paciente.

*o número de maços de cigarro fumados por dia multiplicado pelo número de anos de tabagismo (por exemplo, 30 anos / maço equivale a 1 maço por dia por 30 anos ou 2 maços por dia por 15 anos)