Cirurgia Oncológica no ICON: conheça nossos especialistas

A cirurgia oncológica é uma das etapas mais importantes no tratamento do câncer. Esse tipo de intervenção pode auxiliar o paciente de diversas maneiras, podendo até curar a doença, se detectada precocemente.

Temos em nossa equipe médica, dois especialistas renomados em Cirurgia Oncológic6a367b4a-cfea-4ee0-9210-76df92301005a: os médicos Dr. Leonel Vilas Boas e Dr. Eduardo Gondim. Unidos aos nossos oncologistas, hematologistas e mastologistas, esses profissionais formam uma equipe de peso que, há 20 anos, vem proporcionando qualidade e excelência no atendimento oncológico em todo o interior da Bahia.

Em entrevista para o nosso site, Dr. Leonel falou dessa especialidade e de sua importância no tratamento de pacientes oncológicos. Acompanhe!

ICON:  Como o cirurgia oncológica atua na evolução do tratamento do câncer?

LEONEL: A cirurgia oncológica ainda tem 90% de participação nos casos de câncer, especificamente em tumores sólidos, onde para a grande maioria, não existe perspectiva de cura sem tratamento cirúrgico. Em alguns casos, ela atua como terapia única e suficiente para o tratamento do câncer, principalmente nos casos iniciais. Mas, no geral, a cirurgia oncológica soma forças junto à oncologia clínica e a radio-oncologia, no sentido de obter melhores resultados oncológicos. Hoje, contamos ainda com recursos minimamente invasivos: a videolaparoscopia e, em fase de expansão, a cirurgia robótica.

ICON: Quais são as finalidades da cirurgia em pacientes com câncer?

LEONEL: A cirurgia oncológica poderá ser realizada para obter material para diagnóstico (biópsias); para avaliar em que estágio a doença se apresenta (estadiamento); para a retirada de órgãos acometidos pela doença (remoção) e para tratamento paliativo, em que o procedimento poderá oferecer qualidade de vida ao paciente, minimizando sintomas como dor, sangramento, obstruções intestinais, dentre outros. Existem ainda tratamentos cirúrgicos para possibilitar outras modalidades de tratamento, como o implante de cateteres para a realização de quimioterapia.

ICON: Quando o paciente é encaminhado a um cirurgião oncológico?

LEONEL: Atualmente, no contexto multidisciplinar, o paciente com diagnóstico ou suspeita de câncer, portador de tumor sólido, efetivamente necessita de avaliação com um cirurgião oncológico para a realização de procedimentos dentro das modalidades já comentadas (curativa, paliativa, diagnóstica, etc..). Geralmente, o cirurgião oncológico é solicitado para avaliação de tumores do trato gastrointestinal, tumores ginecológicos e tumores de partes moles. Já existem outras especialidades e profissionais aptos para a realização de cirurgias de neoplasias em sua área de atuação, como é o caso da mastologia, cirurgia de cabeça e pescoço, urologia e neurocirurgia.

Dr. Leonel aproveitou a oportunidade para lembrar dos 20 anos do ICON e parabenizou a empresa: Recebi o convite para fazer parte desta equipe com muito entusiasmo. A percepção que tenho do ICON é que o carinho e a dedicação no cuidado aos pacientes é uma visão compartilhada, não só pelo corpo clínico, mas também por todos aqueles que participam da cadeia assistencial, fatores que, aliados à capacitação técnica da equipe, consolidaram a confiança que a população e a comunidade médica depositam na Clínica.