Campanha: 12 passos para a prevenção

O Instituto Conquistense de Oncologia – Icon – lançou em Vitória da Conquista uma campanha de conscientização para a prevenção do Câncer. As doze placas que levam o conteúdo da campanha foram espalhadas pela Av. Olívia Flores, uma das principais avenidas da cidade, que concentra uma grande quantidade de transeuntes.

“12 passos para a prevenção” traz medidas simples que podem ser aderidas no dia-a-dia da população para evitar o Câncer, uma doença que atinge milhares de brasileiros. Só para 2018, a estimativa do Inca – Instituto Nacional do Câncer – é de 600 mil novos casos da doença no Brasil. Entre os passos mais importantes para a prevenção, estão a alimentação adequada e a prática de exercícios físicos. Já para quem já possui a doença, os exames de diagnóstico são imprescindíveis para que o tumor seja rastreado em suas fases iniciais.
Confira os “12 passos para a prevenção”, uma campanha do Icon.
1. Proteja sua pele da exposição solar. Evite tomar sol no período de 10h às 16h e proteja-se sempre com camisa de manga longa, chapéu e filtro solar.
2. Pratique exercícios físicos. Fazer atividades físicas diariamente é um dos principais passos para prevenir o câncer.
3. Não fume. A fumaça do cigarro libera mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas no ambiente.
4. Evite ingerir bebidas alcoólicas. Além do câncer de fígado, o álcool aumenta a
probabilidade do surgimento de tumores, principalmente quando combinado ao tabaco.
5. Tenha uma alimentação saudável. Os alimentos naturais como frutas, verduras e legumes protegem contra o câncer.
6. Proteja-se contra a hepatite. As hepatites B e C são consideradas fatores de risco para o câncer de fígado, já que elas podem representar uma infecção crônica e mais tarde, uma cirrose hepática.
7. Vacine as meninas e meninos contra o HPV. O HPV, papiloma vírus humano, é o principal responsável pelos cânceres de colo de útero e de pênis.
8. Mantenha o peso ideal. Um dos fatores de risco para desenvolvimento de câncer é estar acima do peso corporal adequado.

9. Evite o consumo de alimentos processados. Os alimentos processados, como linguiças, salsichas e hambúrgueres industrializados contem alta quantidade de sódio e podem causar câncer.
10. Faça sua mamografia a partir dos 40 anos. O câncer de mama é o que mais mata as mulheres no Brasil. Com diagnóstico precoce, as chances de cura chegam a 95%.
11. Procure fazer seu exame de próstata. Os exames usados frequentemente para rastrear tumores na próstata são o exame de toque e o de PSA.
12. Faça uma avaliação médica anual. O diagnóstico precoce só é possível quando você avalia sua saúde anualmente com seu médico de confiança.